O altar de Jacó


Bispo Robson Rodovalho 

Abraão, nosso primeiro patriarca se encontrou com Deus e construiu um altar na vida dele. Este aspecto de construir um altar aponta a resposta do homem para o toque divino.

Jacó era um rapaz que tinha todas as características dos jovens de hoje, ou seja, ele tinha conflitos, dificuldades e problemas. Cada um dos patriarcas que se encontrava com Deus tinha uma resposta e você vai conhecer como este homem respondeu a Deus em toda trajetória de sua vida.

A Bíblia diz que Jacó voltou de Padã Arã  e construiu um altar ao Deus da sua vida, ou Deus de  Israel. Este texto reflete um coração de um jovem andando com Deus por 25 anos. Para você compreender a força disto você tem que entender como Jacó saiu de sua terra:

Gênesis 27:41

A palavra Jacó quer dizer espertalhão, suplantador, alguém que quer passar outros para trás. Jacó pegou este nome, pois quando ele e o irmão  nasceram eram gêmeos. O irmão nasceu primeiro, no entanto, ele pegou o calcanhar do irmão e nasceu primeiro. O irmão era o primogênito. Então ficou o nome de Jacó, aquele que trapaceia e assim o DNA de Jacó. E a assim a vida passou até que seu pai tinha que definir a bênção e liderança da tribo. A mãe de Jacó ajuda-o a fazer uma farsa que enganou o pai dele dizendo que era Esaú. Com isso, o pai abençoa Jacó e transfere a bênção de primogenitura e o irmão virou uma fera, pois descobriu que Jacó roubou a bênção dele. Aquele episódio acabou com a harmonia da família. Jacó ficou assustado e a mãe o chama. Ela pede para o filho retirar-se, pois o irmão queria matá-lo.

Jacó chegou à Terra sã e salvo e construiu um altar na terra em que chegou. Quantas lágrimas e capítulos da vida dele estão por detrás. Esta experiência tira Jacó do lugar da bênção e o traz para fora da Terra. Talvez os golpes da vida não facilitem ficar no lugar onde queremos. Maldições, conflitos e dificuldades nos tiram da bênção. Podemos ser contrários a nossa vontade, no entanto, a mão de Deus não vai nos abandonar, Ela vai continuar nos guiando onde formos.

Jacó foi envolvido em uma trama familiar e a vida o empurrou para fora da família, perdeu seu pai e sua mãe. Ele não sabia nenhuma notícia de sua família e teria que confiar em Deus. Um garoto que era príncipe em sua terra vai para uma terra distante, ele sofreu muito.

Alianças

“Deus cumpriu tudo o que pedi em minha vida!”. Jacó sabia que corria risco de vida, no entanto, teve força para prosseguir. Muitas vezes, perdemos a esperança e falamos que somente Deus pode fazer. Quando isto ocorre, Ele entra e diz que fará, pois foi convidado. Deus nos guia e responde ás orações como fez com Jacó.

“A pedra que eu ergui será a casa de Deus”

Deus está no controle de cada situação da nossa vida, Ele não perde nenhuma batalha, está sempre nos acompanhando seja em nossa vida ou em nossa família. Podemos até passar por episódios de tribulação, no entanto, eles terminarão em vitória. Lembre-se que Deus cumpriu o que Jacó pediu e também fará para nós!

Anúncios

3 Responses to O altar de Jacó

  1. Pingback: Liderança e Propósito - Alto do Rodrigues Blog - Noticias Alto do Rodrigues, Pendências, Guamaré, Macau, Carnaubais e todo RN

  2. Marcelo Sacramento says:

    trmendo

  3. robson says:

    O bispo falou que abraao é promessa, fé e aliança. que isaac era riso (experiencia), obediencia e sacrificio. mas e jacó? não peguei. quais são as 3 palavras que definem o altar desse patriarca?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: