Primeiro relato de Mensagem Subliminar


A primeira experiência com mensagem subliminar no cinema oficialmente ocorreu em 1956. Este fato veio a público por meio de uma publicação no jornal ‘Sunday Times’ de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente em Nova York.

Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor, que tem capacidade para projetar imagens com a velocidade de 1/3.000 de segundos, ou seja, totalmente imperceptível conscientemente aos olhos humanos.

Este aparelho projetou as frases ‘Eat Popcorn’ e ‘Drink Coke’ respectivamente, sobre a tela, durante a projeção do filme “Picnic”, com Kim Novac (‘Férias de Amor’ no Brasil). Observou-se um aumento considerável de vendas dos dois produtos.

A experiência se repetiu novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente `computados registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente “Beba Coca” provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7 % e “Coma pipoca” da ordem de 18,10 % no consumo de pipocas.

Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary como a de ”inserção de imagens” usada pela Disney nos desenhos animados. Esta técnica consiste em inserir ou ‘esconder’ uma imagem a cada 24 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção do movimento.

A técnica de se inserir mensagens comerciais dissimuladas de produtos no cinema e televisão é comumente chamada de ‘merchandising’ (lê-se: merchandáising). A técnica não é nada recente. Na década de 30 o cinema americano já se utilizava deste artificio para cobrir parte ou até a totalidade dos custos de produção

Anúncios

One Response to Primeiro relato de Mensagem Subliminar

  1. achei uma droga igual a esse sit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: